Lucro do FGTS será distribuído até 31 de agosto
A Reunião Extraordinária do Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a distribuição de lucros para os mais de 50 milhões de trabalhadores que tem contas ativas ou inativas com saldo até 31 de dezembro de 2021. Serão distribuídos R$ 8,129 bilhões que representam os juros cobrados pelos empréstimos a de infraestrutura, saneamento e crédito da casa própria, além da rentabilidade do FGTS que é 3% ao ano.
O lucro ficará depositado na conta e só pode ser sacado por na demissão sem justa causa, no término do contrato de trabalho, na aposentadoria e na compra da casa própria, entre outros motivos.
Confira quem tem direito ao lucro do FGTS
– quem tem saldo na conta até 31 de dezembro
– quem sacou depois desta data também terá direito ao valor a partir do saldo que tinha até 31 de dezembro de 2021
– quem sacou o FGTS antes de 31 de dezembro de 2021, em qualquer dia e mês do ano passado, não terá direito a receber a divisão de lucros.
Como consultar o saldo
O trabalhador pode verificar o saldo do FGTS acessando o aplicativo FGTS, disponível para os telefones com sistema Android e iOS. Também é possível consultar o extrato do fundo no site da Caixa Econômica Federal.
Quem não puder fazer a consulta pela internet deve ir a qualquer agência da Caixa pedir o extrato no balcão de atendimento.
O banco também envia o extrato do FGTS a cada dois meses para o endereço cadastrado na agência. Quem mudou de residência deve procurar uma agência da Caixa ou ligar para o número 0800-726-0101 e informar o novo endereço.
Preciso fazer alguma coisa para receber o dinheiro?
Não. O valor será depositado diretamente na conta do FGTS.
Realizei saque – aniversário e/ou emergencial, tenho direito a parte do lucro?
Quem sacou uma parte do Fundo de Garantia, seja o saque emergencial ou o saque-aniversário receberá o índice de distribuição sobre o saldo que restou em 31 de dezembro de 2021.
Pedi demissão, tenho direito ao FGTS?